o que disseram sobre mim

O processo de criação artística de Monica Cardim seria uma reza criativa, na qual cada autorretrato invoca partes que a compõe e que estão nos recônditos de sua pessoa conferindo-lhe integridade. O tempo para respirar em seu próprio ritmo e não no ritmo do mundo; o silêncio desse mundo concede espaço e escuta para os sons do texto inscrito na pessoa como poéticas de entendimento de Protocolo Diário

.

“Sobre Henschel é intensa a produção recente de obras visuais a partir dessas imagens, reapropriações, ressignificações, como realizado pela pesquisadora e artista visual, doutoranda da USP, Monica Cardim, premiada  em 2020 pelo vídeo Retratos transatlânticos: circulação de representações de Afrodiáspora brasileira na fotografia de Alberto Henschel"(3′; veja).

imprensa

- entrevista para programa Itaú Social UNICEF:  Pele negra, negros olhares: a fotografia como contranarrativa, por Tamara Castro (2020)

- divulgação do curso 'Retratos, identidade e poder: de Alberto Henschel a Rosana Paulino' no MASP. (2021)

- entrevista para programa Itaú Social UNICEF: Olhar para fora, construir caminhos para um território educativo, por Tamara Castro (2020)

- entrevista para jornal Página 12, suplemento feminista: Erizadas, por Flor Monfort (Buenos Aires,  2017)

- matéria Recomendado: retratos e identidad afrobrasileña de la mano de Mônica Cardim, em Notarios Latinos.com, por Renata Martins e Romina Gretter (2017)

- matéria Encontro Mulheres na Dança, Folha de S.Paulo (2017)


- matéria Encontro Mulheres Negras na Dança mostra a diversidade da produção dessas artistas na cidade, São Paulo (2017)

- matéria Bailarinas discutem feminismo negro em São Paulo, Metro World News (2017)

Entrevista en el programa radiofónico Canta Brasil Radio Palermo (2017)

- matéria "A curadoria negra nas artes visuais - Caminhos de Afirmação", sobre a exposição individual da Marcela Bonfim (Re)conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta Negra, com curadoria da também fotógrafa Mônica Cardim, na Caixa Cultural (2017). Revista O Menelick 2º ato (2020)

- matéria Oficina de curadoria reflete sobre a fotografia contemporânea e ativista, sobre o Laboratório 'Corpas e corpos na fotografia'. Jornal Folha de Pernambuco (2021)

- matéria sobre as Inscrições abertas para o laboratório gratuito “Corpas e corpos na fotografia”, no Portal da Cultura Pernambucana (2021)

- entrevista para o programa Rumos Itaú Cultural, edição 2019-2020, sobre "Como elaborar um projeto?" e "O que salta aos olhos dos avaliadores?"  (minuto 2:23 e 1:34, respectivamente). (2021)

- divulgação do curso 'Retratos, identidade e poder: de Alberto Henschel a Rosana Paulino' no MASP. Chamada e frame do vídeo "Retratos transatlânticos' - Instagram @masp. (2021)

- matéria "Narrativas Pretas: Mostra online reúne produções de artistas negras". Jornal Alma Preta (2021)

- matéria "A força da negritude em fotos, peças e pinturas", por Carlota Cafiero sobre a exposição Mulheres Negras na Dança no MIS Santos. (2021)