top of page

bio / cv

Mini Biografia:

Nascida em São Paulo, Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas pela FAAP, mestre e doutora em Artes pelo PGEHA-USP. Dentre os resultados de sua tese, sobre a circulação de retratos da diáspora africana no século XIX, estão os vídeos Retratos Transatlânticos (2020) e Trago Nomes (2021), premiados respectivamente na 2ª e 3ª Edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP/TV Cultura. As relações de poder e de submissão na prática fotográfica de viés colonialista encontram-se no centro da discussão acerca da fotografia do alemão Alberto Henschel e a coleção de retratos de africanos e afrodescendentes, constituída pelo pai de santo afro-brasileiro Juca Rosa, um dos retratados por Henschel.

 

Por meio de uma perspectiva decolonial e interseccional, o conjunto de sua obra faz crítica às imagens fotográficas que ocultam atos de violência, física ou simbólica, vinculados às questões de gênero, raça, classe e religião. Em seu trabalho, a artista multidisciplinar reelabora iconografias e propõe uma desfetichização das imagens e das pessoas retratadas, seja por revisões interpretativas ou por criações dialógicas e colaborativas, possibilitando constituições de identidades e memórias.

 

Contemplada com o Prêmio Histórico de Realização em Artes Visuais - Proac Expresso (2021), Mônica exibiu no MAC-USP a Instalação Performance Protocolo Diário, série de autorretratos criada durante o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19. Em parceria com a Nave Gris Cia Cênica, realizou a exposição fotográfica Mulheres Negras na Dança, projeto premiado no IX Prêmio Denilto Gomes e indicado ao APCA.

 

Apresentou trabalhos em relevantes eventos acadêmicos e artísticos, como MAC-GETTY-USP Curadoria crítica e estudos decoloniais em Artes Visuais - Diásporas Africanas na América (Brasil); Image International Symposium In/Visibility and Opacity: Cultural Productions by African and African Diasporic Women (Alemanha); Workshop Diasporic Imaginaries, Germanic Center of Art History (França); ReSignifications: The Black Mediterranean Conference, Universidade de Palermo (Itália); Congresso Luso Afro-Brasil, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal).

CV: acesse o Currículo Lattes aqui 

 

Mônica Cardim (São Paulo - SP)

formação:

- Doutora em Artes – Fotografia (2023) Universidade de São Paulo / PGEHA – MAC – USP

- Mestre em Artes– Fotografia (2012)/ Universidade de São Paulo / PGEHA – MAC – USP

- Graduação em Artes Plásticas (1989) - Fundação Armando Álvares Penteado

- Licenciatura Plena em Educação Artística (1992)- Fundação Armando Álvares Penteado

conferências:

- International Symposium In/Visibility and Opacity: Cultural Productions by African and African Diasporic Women. Artista convidada com apresentação de artigo e produção fotográfica. Schloss Herrenhausen, Hannover, Alemanha, 2019

- Diasporic Imaginaries Conference, participação com apresentação de trabalho, Germanic Center of Art History, Paris, 2019

- Conversa em fluxo na exposição “Histórias afro-atlânticas” no Instituto Tomie Ohtake. Afetividades, família, comunidades e resistência negra: “De quitandeira a sacerdotisa: Nem instituição e nem tipo, a mulher negra como entidade” (2018)

- Conferência Internacional e Interdisciplinar de Religiões Africanas e Afrodiaspóricas Globais, participação com apresentação de trabalho,Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, 2018

- ReSignifications: The Black Mediterranean Conference, participação com apresentação de trabalho, Museo delle Marionete e Palazzo Sant’Elia, Universidade de Palermo, Itália, 2018

- XII Congresso Luso Afro-Brasileiro (CONLAB) Imagina e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais, participação com apresentação de trabalho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa, 2015

exposições

- FOTOPRETA: Exposição Fotográfica Coletiva I Casa Elefante I São Paulo, 11/ 2018

- Identidades Posibles: YoSoy Nosotros Somos I Centro Cultural de La Ciencia I 08/2017 I Buenos Aires / Festival Nacional de Cultura Afro Argentina I La Plata, 11/2017

- Mulheres Negras na Dança I Centro de Referência da Dança de São Paulo I Museu da Imagem e do Som de Santos, 2017 /2018

- Roçar I Panal 361 I Buenos Aires (registro fotográfico), 11/2016

- Paraíso Ocupado I Studio-X I Rio de Janeiro, RJ (colaboração técnica), 11/2016

- Ensaios I Orquestra de Câmara de São Paulo I Faculdade Santa Marcelina I São Paulo, 11/2015

- Encanto Cultural Capela do Alto I Guapiara, 2008

- Universo Feminino I Unipalmares I São Paulo, 2005

- Olhares sobre a São Remo I Cine D’Arlequin I Paris, 2005

- Olhares sobre a São Remo I TanzereiTangosall Fürth,  2005

- Intervenção Urbana I Uma geometria complexa dos dias I Conjunto Habitacional Cingapura I São Paulo, 2000

- Falsa Medida I Forte das Artes I São Paulo, 1998

- De Cara com o Corpo I Instalação interativa com Reinaldo Nunes I Ocupação SESC Carmo I São Paulo, 1996

- Mostra anual de Artes Plásticas I FAAP / MAB I São Paulo, 1989

- Mostra anual de Artes Plásticas I FAAP / MAB I São Paulo, 1988

outras produções / publicações:

- Verbete sobre Maureen Bisilliat. Coleção MAC Essencial (Volume I, digital). Organização Tadeu Chiarelli e Ana Avelar. 2017

- Fotos do CD Música Brasileira: Popular ou Erudita? Orquestra de Câmara de São Paulo. Faculdade Santa Marcelina, 2015

- Fotos da versão para japonês do livro Fundamentos e Ensinamentos de um Mestre de Capoeira, de Mestre Brasília, 2015

- Fotos do livro paradidático A Capoeira, de Eduardo D’ Amorim, FTD, 2014

- Fotos na Revista COOPERIFA nº 1. Idealização de Sérgio Vaz. Apoio VAI – São Paulo, Janeiro 2011

- Promoção de encontros literários, orientação pedagógica e autora do prefácio do livro Jovens poetas. Projeto PraLer e Fundação Casa. 2010

- Pesquisa, fotografias e fotomontagem do livro Jovens pesquisadores sociais: a formação de jovens no Projeto Proteção ao Jovem em Territórios Vulneráveis – PROTEJO de Osasco, SP. Organizado por Juan Fernandez, Daniela Sacardo e Elisabete Agrela – São Paulo: CEPEDOC Cidades Saudáveis, 2010.

- Fotos no livro Vozes Marginais na Literatura. Érica Peçanha do Nascimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

- Tradução e criação de verbetes do léxico do livro– Obra das passagens, BENJAMIN, Walter. Org.: Willi Bolle e Olgaria Mattos. Editora UFMG. 2006.

- Artigo– S/título – Uma breve reflexão sobre a exposição Artecidadezonaleste, e fotos Uma geometria complexa dos dias. Revista da USP, Edusp. 2003

- Materiais instrucionais –O encontro com a terra I, Arte no Brasil, Uma história de cinco séculos, Nuno Ramos, Arte matérica, documentários de Walter Jorge Durst, TV Cultura. Videoteca Arte na escola e Fundação IOCHPE / Fundação Vitae / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1995

bottom of page