top of page

BIO

Nascida em São Paulo, Mônica Cardim é graduada em Artes Plásticas pela FAAP, mestre e doutora em Artes pelo PGEHA-USP. Dentre os resultados de sua tese, sobre a circulação de retratos da diáspora africana no século XIX, estão os vídeos Retratos Transatlânticos (2020) e Trago Nomes (2021), premiados respectivamente na 2ª e 3ª Edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP/TV Cultura. As relações de poder e de submissão na prática fotográfica de viés colonialista encontram-se no centro da discussão acerca da fotografia do alemão Alberto Henschel e a coleção de retratos de africanos e afrodescendentes, constituída pelo pai de santo afro-brasileiro Juca Rosa, um dos retratados por Henschel.

 

Por meio de uma perspectiva decolonial e interseccional, o conjunto de sua obra faz crítica às imagens fotográficas que ocultam atos de violência, física ou simbólica, vinculados às questões de gênero, raça, classe e religião. Em seu trabalho, a artista multidisciplinar reelabora iconografias e propõe uma desfetichização das imagens e das pessoas retratadas, seja por revisões interpretativas ou por criações dialógicas e colaborativas, possibilitando constituições de identidades e memórias.

 

Contemplada com o Prêmio Histórico de Realização em Artes Visuais - Proac Expresso (2021), Mônica exibiu no MAC-USP a Instalação Performance Protocolo Diário, série de autorretratos criada durante o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19. Em parceria com a Nave Gris Cia Cênica, realizou a exposição fotográfica Mulheres Negras na Dança, projeto premiado no IX Prêmio Denilto Gomes e indicado ao APCA.

 

Apresentou trabalhos em relevantes eventos acadêmicos e artísticos, como MAC-GETTY-USP Curadoria crítica e estudos decoloniais em Artes Visuais - Diásporas Africanas na América (Brasil); Image International Symposium In/Visibility and Opacity: Cultural Productions by African and African Diasporic Women (Alemanha); Workshop Diasporic Imaginaries, Germanic Center of Art History (França); ReSignifications: The Black Mediterranean Conference, Universidade de Palermo (Itália); Congresso Luso Afro-Brasil, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal).

bottom of page